Fotografia: Uma Arte que muda visões e comportamentos.



Tempos atrás eu estava andando na rua, lá no Distrito do Butantã, na Zona Oeste de São Paulo e me deparei com um graffiti, em um muro, onde se via o desenho de uma paisagem lindíssima com montanhas, matas verdes e céu azul; porém a dita paisagem era metade colorida (vibrante) e metade Branco e Preto. Embaixo da paisagem havia a seguinte frase: A fotografia é a paralisação do tempo, em um instante; e é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.

Como uma obra de arte, o graffiti passa uma mensagem ao observador e cada observador tem uma percepção diferente de uma obra de arte. Assim, minha percepção foi: que a Natureza pode ser preservada, não só no instante, mas para sempre; não importando como você a enxergue (colorida ou Branco e Preto) e isso foi o que aquele graffiti me passou quando o apreciei.

Assim começou um hobby, que tenho até hoje, que é fotografar as coisas que amo.

Sou fascinado pela Historia de São Paulo (Terra dos Bandeirantes) e tudo que tem relação com isso, miscigenado com graffiti e Natureza, é claro. Como sabemos, a História depende de vestígios e, alguns destes vestígios, estão desaparecendo. Um exemplo disso é a Mansão dos Matarazzo, na Avenida Paulista com a Alameda Pamplona, que foi demolida criminosamente e só restou o Portal da Entrada do Terreno onde ficava a Mansão (foto).

Alguns Casarões, como o Bolo de Noiva e o Palacete Joaquim Franco de Mello , ainda estão de pé.

Os Casarões são símbolos dos períodos Históricos de São Paulo e devemos preservá-los, pois, assim como os graffitis, os Casarões se “apagarão” e ficamos (na maioria das vezes) sem estes vestígios Históricos.

Deste jeito a fotografia, aliada a Historia de São Paulo, a Natureza e os graffitis”, se tornou uma atividade prazerosa para mim; e um modo de paralisar o tempo para mostrar, em um instante, o real valor de nossa Cultura.

Sempre que posso, fotografo o Rio Tietê e seus afluentes, como o Rio Pinheiros, pois é um símbolo Histórico do Estado de São Paulo e é tão mal cuidado pelo nosso governo e pela nossa população sem consciência. Acho que mostrando sua situação, podemos cobrar do Governo as melhorias de saneamento básico para a População Paulista.

Assim que eu vejo São Paulo: pela Fotografia!

Desde Já Agradeço a Dilze a oportunidade pelo espaço e aproveito para divulgar os sites do Douglas que faz um trabalho incrível sobre o Patrimônio Histórico de São Paulo: São Paulo Abandonada e São Paulo Restaurada.

Algumas das Minhas fotos (clique no link): Centro de São Paulo, Vista do Pico do Jaraguá, Teatro Municipal , Avenida 9 de Julho, Casa Caetano de Campos, Edifício Altino Arantes, Pátio do Colégio, Casarão Abandonado 1897, Rio Tietê – Um Símbolo Histórico de São Paulo.

Marcelo Parise Petazoni (http://twitter.com/marcelopetazoni e http://petazoni.blogspot.com)

Minhas fotos (http://www.panoramio.com/user/1092963)


(*) Marcelo Parise Petazoni - 34 anos, casado, Administrador de Empresas e Comprador da Colorfit Ind. Com. Ltda (@colorfit). Fotógrafo, Corinthiano e Paulistano com Orgulho, nasceu em 15/12/1974, descendente de imigrantes italianos que se estabeleceram em Conchas (Parise) e São Manuel (Petazoni) no Interior de SP. "São Paulo representa para mim a minha verdadeira Cultura! A Cultura Bandeirante", afirma.

Marcelo adora São Paulo e, mais do que tudo, fotografar. Eu o conheci - e ao seu trabalho - na blogosfera graças ao Twitter e achei muito importante divulgá-lo aqui, pois faz parte das Coisas de Sampa, claro. Eu é quem agradeço por poder curtir suas fotos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa