Trecho Lapa-V.Mariana terá ônibus movido a etanol

Depois do ônibus a hidrogênio, lançado para testes em julho deste ano (vejapost neste Blog), e do ônibus movido a etanol lançado há um ano no corredor ABC (Jabaquara-São Mateus), ambos pela EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, é a vez da SPTrans iniciar os testes com essa tecnologia ecológica em Sampa.

Numa cooperação técnica com a FUSP-Fundação de Apoio à USP, Unica-União da Indústria da Cana de Açúcar, Scania Motores, Caio Carrocerias, Cosan-Esso e Coopersucar-Cooperativa de Produtores de Cana de Açúcar e Álcool, foi lançado no dia 12 passado um protótipo de ônibus movido a etanol, cujo modelo foi desenvolvido no âmbito do projeto BioEthanol for Sustainable Transport (Etanol para o Transporte Sustentável), para ser avaliado nas linhas urbanas da cidade.

Assim, Sampa é a primeira cidade das Américas a testar o novo veículo, movido por uma energia limpa, menos poluente e renovável, pois o etanol reduz até 90% da emissão de material particulado (fumaça preta) na atmosfera, quando comparado com veículos movidos a óleo diesel. O etanol, ainda, proporciona uma redução de até 80% da emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global, 62% da emissão de óxidos de nitrogênio, e evita a chuva ácida, pois não libera enxofre.

O ônibus circulará na linha 875H/10 - Terminal Lapa-Metrô V.Mariana por 60 dias, para testes acompanhados pela SPTrans quanto ao nível de consumo e desgaste do motor.

Isso trará muitos ganhos para a cidade. Além de reduzir a poluição, como prevista na recente lei aprovada pela Câmara Municipal de Mudanças Climáticas, mostra um caminho alternativo para substituir o uso do combustível fóssil, muito mais poluente e prejudicial à saúde do homem.

Ilustração: fne.org


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa