Passagem Literária da Consolação

A Passagem Literária da Consolação está localizada na antiga passagem subterrânea existente entre a rua da Consolação e a avenida Paulista.

Era um local bastante depredado. Muitos pedestres se arriscavam a atravessar a Consolação no meio do tráfego intenso, temendo serem assaltados se utilizassem a passagem.

Em 2005, a Prefeitura (Subprefeitura da Sé) reformou o local transformando-o em um espaço cultural. Desde então, a Passagem abriga programação cultural variada realizada pela Associação Via Libris de Livreiros, - nove vendedores de livros usados, que cuidam da manutenção do local e mantém a banca de livros usados.

Além disso, a Passagem também tem uma vitrine para exposição de fotos e outras formas de arte. Alguns destaques como serigrafias de Carybé - baseadas na obra de Jorge Amado, roupas e adornos indígenas - com figurino da artista Cleide Fayad, a instalação "Realidade Reciclável" - do artista Marcelo Machado, apresentações musicais na Virada Cultural, dentre inúmeras outras manifestações artísticas e culturais.

Até o dia 30 deste mês a Passagem Literária da Consolação comemora o Ano da França no Brasil com as exposições:
  • Nadar - O Caricaturista, com caricaturas políticas do artista Nadar (1820-1910) publicadas na revista francesa Petit Journal.
  • Famosos dos Cemitérios de Paris - do fotógrafo brasileiro Celso Donizetti, com lápides famosas de Pere Lachaise, Montparnasse e Montmartre, de 2002.
  • Personagens dos teatros da Nova Paris - mais de 50 imagens de fotógrafos franceses nos teatros parisienses nos anos 1870.

Fique de olho no calendário, sempre aparece uma coisa nova e interessante por lá que merece ser visitada.

Comentários

xxxx disse…
Muito bom. Entretanto não consigo entender a manutenção do semáforo no local.
bj
Coisas de Sampa disse…
Galo, creio que o semáforo serve aos pedestres que vão ao ponto de ônibus que fica bem no meio da Consolação, visto que o corredor desses veículos fica à esquerda da pista.
Anônimo disse…
Olá interessante este blogue está bem desenvolvido.........bom trabalho :)
Muito agradável Continua assim !!
Anônimo disse…
Aprendi muito

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa