Boulevard da Vila Madalena - Zona de Interesse Turístico

Em maio deste ano, a Prefeitura divulgou o projeto Boulevard Vila Madalena. No entanto, ele foi apresentado à cidade pela 1ª vez em novembro de 2007. Inicialmente, com um orçamento previsto de R$ 1,2 milhão. Em meados de 2008, novo orçamento e projeto foi apresentado, desta vez atingindo um montante de R$ 3 milhões e sendo realizado em parceira com a AmBev e deveria ter ficado pronto no final daquele ano.

O projeto tem se mostrado bastante polêmico ao ponto de o Secretário de Coordenação das Subprefeituras, Andrea Matarazzo justificar o atraso devido a inserção de reivindicações dos moradores.

Em pauta, novamente, procuramos o Vereador Floriano Pesaro para falar dessa idéia de criação do boulevard, que prevê alterações do quadrilátero do bairro formado pelas ruas Wizard, Morato Coelho, Aspicuelta e Harmonia. Leia a opinião do vereador Floriano Pesaro sobre o assunto:


· O que o projeto do Boulevard da Vila Madalena propõe?
O projeto tem propostas de qualificar as ruas do quadrilátero, expandir a área para pedestres, remover obstáculos e criar acessibilidade, por exemplo. Só para se ter uma ideia: o bairro gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, nos diversos estabelecimentos instalados ali, como bares, restaurantes, lanchonetes.

· Qual o destaque do projeto?
A ideia é criar bolsões de estacionamento no entorno do quadrilátero, onde as pessoas deixam seus carros e, de lá, seguem a pé ou naquelas “jardineiras” para os restaurantes e barzinhos da Vila Madalena. Além disso, há um estudo da CET para alterar a rota dos ônibus que passam por ali.

· Por que é tão importante este projeto para o bairro?
Vila Madalena é uma referência em turismo e lazer da cidade de São Paulo. É um reduto boêmio da capital, que recebe milhares de turistas e os próprios moradores da cidade que vão ali se divertir. Defendo a qualificação da Vila Madalena nos moldes de como foi feito em outros redutos boêmios de cidades do exterior, como o bairro Palermo, em Buenos Aires. O projeto do boulevard deve valorizar ainda mais a Vila Madalena, transformando-a em uma das primeiras zonas de interesse turístico com restrições próprias da capital.

· O projeto não pode causar impactos no trânsito da região?
Algumas propostas do boulevard vão ao encontro das associações locais, como mudanças nas rotas dos ônibus e a criação de bolsões de estacionamentos no entorno da Vila Madalena, justamente para reduzir os impactos no tráfego.

· Esta idéia do boulevard serviria também para outros bairros de São Paulo?
Claro. O Bixiga, por exemplo, é outro local onde poderia ser implantando um boulevard. O desenvolvimento sustentável de um bairro ou região deve sempre respeitar a vocação daquele bairro e daquela região. São Paulo não é igual, e todas suas vocações devem ser respeitadas.


Ilustração: Terra

Comentários

Anônimo disse…
Quando vai sair esse Bolevar na Vila Madalena estamos esperando a anos , as obras ja deveriam estar terminando, estsamod sguardsndo,,,,,,,,,,,

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa