Festa da Achropita agora é oficial

A palavra que melhor define nossa comunidade é a alegria (Dom Antonio Gaspar)


O Prefeito de São Paulo promulgou hoje a Lei nº 14.970/09, de autoria do Vereador Floriano Pesaro, incluindo no Calendário Oficial de Eventos da Cidade o mês de agosto, como mês de comemoração do Dia da Nossa Senhora Achiropita.

Inacreditável, mas festa tão tradicional e antiga - que se confunde com a própria história desta cidade - ainda não pertencia oficialmente ao calendário da cidade.

Todos sabemos que Sampa concentra a maior colônia de imigrantes e descendentes de italianos do Brasil e o bairro do Bixiga é uma das regiões mais importantes de concentração desses imigrantes, desde o início do século passado.


Os italianos chegaram e trouxeram com eles a devoção à Nossa Senhora Achiropita. A necessidade de construção de uma igreja à padroeira levou os moradores do bairro a promoverem uma quermesse para angariar fundos. A paróquia, fundada pelo beato Luís Orione, pertence à Ordem dos Orionitas.

Construída a igreja, a festa continuou com o principal objetivo de angariar recursos para obras sociais. Assim, até hoje, durante todo o final de semana do mês de agosto, a Paróquia organiza a festa no bairro do Bixiga, com barracas ao longo da rua Treze de Maio que, ao som de músicas italianas, vendem comidas típicas italianas variadas como a fogazza preparada por mais de 120 pessoas, ou um queijo provolone com cerca de 100 kg e dois metros de cumprimento, 100 mil litros de vinho, 15 mil litros de chope, 15 mil litros de refrigerante, 10 toneladas de macarrão, 5 toneladas de muzzarela, 5 toneladas de carne e muito mais.

Além disso, há também uma programação religiosa com novena à padroeira, procissão pelas ruas do bairro e missa solene com coroação da santa. Aos sábados e domingos, durante a feste, ocorre a visitação à igreja e, de hora em hora, são dadas bênçãos aos fiéis que lá comparecem


O perfil da comunidade


Dom Antonio Gaspar (ex-bispo da Região Sé) costumava definir a comunidade como “multicultural, com influências de grupos italianos, de afro-descendentes e nordestinos que povoam o bairro”.
A igreja Nossa Senhora Achiropita conta com centenas de voluntários, funcionários e religiosos distribuídos em 44 pastorais e movimentos, desenvolvendo atividades para atender crianças, jovens, adultos e idosos carentes e marginalizados, tentando integrá-los na vida social e comunitária.

Mais informações, no http://www.achiropita.org.br/

Fotos: Igreja e Festa na rua

Comentários

Thais Saron disse…
Gostei muito do seu blog, Dilze!E afesta da Achiropita é "Coisas de Sampa" mesmo!Não tem igual!!!
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa