Mudanças Climáticas - Encontro em Sampa

A Câmara Municipal aprovou e o Prefeito sancionou em junho passado a Lei Municipal de Mudança do Clima.

Coisas de Sampa já havia comentado que a grande polêmica em torno dessa lei girou em torno dos ônibus fretados e que, infelizmente, a sociedade pouco debateu as metas da cidade para 2012. Essas metas prevêem a redução de 30% das emissões de gases de efeito estufa na cidade.

Desde 2005 a cidade já conseguiu reduzir 20% dessa emissão por meio do funcionamento das usinas de biogás nos aterros sanitários Bandeirantes e São João. Esse foi um grande avanço para São Paulo se comparada a países como Alemanha e Inglaterra que esperam atingir esse patamar em 2015/2020.

Dentre as principais medidas da nova lei está o estímulo aos meios de transportes com menor potencial poluidor, redução do uso de combustíveis fósseis, estabelecimento de programas obrigatórios de coleta de resíduos, sustentabilidade ambiental, eficiência de materiais e novas construções, dentre outras ações.

Outro destaque é a participação da cidade de São Paulo como única cidade latino-americana integrante do Comitê Executivo do C-40, um grupo de grandes cidades lideradas por Londres e Nova Iorque, integradas contra o aquecimento global. E, ainda, faz parte do ICLEI (Governos Locais Pela Sustentabilidade).

Ampliando essa discussão, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente promove o 1º Encontro Municipal sobre Mudanças Climáticas na cidade. Serão debatidos, dentre outros temas, o aquecimento global, mudanças climáticas, a influências dessas mudanças na saúde humana e a nova lei municipal.

Esses debates são preparatórios para a 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (CPO-15) que ocorrerá em Copenhagen. Antes do encontro, será inaugurado um grande relógio de contagem regressiva para o CPO-15 e a Campanha TicTacTicTac - aliança entre ONGs, sindicatos, grupos religiosos, pessoas comuns que reivindicam acordo justo sobre mudanças climáticas

1º Encontro Municipal Sobre Mudanças Climáticas - São Paulo rumo a Conpenhagen
Dia: 29/08 - Parque do Ibirapuetra
13h - inauguração do Relógio - portão 10
14h - encontro municipal - auditório do MAC (portão 3, próx. Bienal)

Inscrições: 3286.0663

Fonte: DOC 22/08/09
Foto: Portal Eco Debate

Comentários

Edson Nunes / disse…
Toda atitude, por mais simples que seja, obter o intuito de valorizar e cuidar da cidade, é sempre positiva. Espero que até 2020, cerca de 100% dessa emissão seja resolvida! rsrs

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa