Dia do Professor

15 de outubro é uma data que foi inspirada no dia em que D.Pedro I, em 1827, decretou que as vilas, cidades e lugarejos do Brasil criassem as primeiras escolas primárias.

Este decreto definiu a razão para o estabelecimento da data: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino deverão promover solenidades que enalteçam a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Todavia, somente em 1947 ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado aos professores, quando o professor Salomão Becker propôs uma confraternização em uma pequena escola de São Paulo, na Rua Augusta, nº 1.520, no Ginásio Caetano de Campos, no "Caetaninho".

Sob o impulso dos ideais da Revolução Francesa, Murat escreveu ser "necessário que exista uma instrução para todos, uma para muitos e uma para poucos. A primeira não deve fazer do povo tantos sábios, mas deve instruí-lo tanto quanto baste para que possa tirar proveito dos sábios".

Quanto à segunda forma de instrução, o sábio aprende com os fatos da vida, vendo em cada acontecimento um ensinamento. Tudo e motivo de apredizado e crescimento interior, tornando-se rico em méritos e virtudes. Auspiciosa é a vida do sábio e felizes aqueles que estão ao seu redor.

Obrigada prof. Guilherme Valadares Vasconcelos, coordenador do meu curso de pós-graduação em Direito Administrativo, autor do texto do qual extraí trechos para este post.

Comentários

Edson Nunes / disse…
Da-lhe o dia do Professor! Super justo ;)
Unknown disse…
parabens mamis
a melhor professora da vida do mundo
te amo
Coisas de Sampa disse…
Nooosssa, agora eu chorei.
FlamingLips disse…
Sábio são todos capazes de reconhecer sua ignorância frente à sabedoria e a própria vida.

Bjos,

Thi

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa