Essa Moda Vai Pegar: Evite Sacolas Plásticas

Você imagina o que acontece com as sacolas plásticas que pegamos nos supermercados para acondicionar nossas compras, quando as jogamos no lixo?

Algumas vão direto para aterros sanitários, onde levam mais de 300 anos para decompor. Outras, jogadas nas ruas, entopem bueiros e provocam enchentes nas áreas urbanas. Outra parte, ainda, é ingerida por milhares de espécies animais – em terra ou no mar – provocando-lhes asfixia e morte. As estimativas são de que, todos os anos, a ingestão de plásticos causa a morte de cerca de um milhão de aves marinhas, cem mil mamíferos e inumeráveis peixes.

O consumo de sacos plásticos no mundo atinge números assustadores: 500 bilhões por ano, isto quer dizer 1,5 bilhão por dia ou 1 milhão de sacos plásticos por minuto. Imagine essa quantidade vagando pelo planeta. Os dados são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, que afirma ainda que no Brasil são produzidos anualmente 210 mil toneladas de filme plástico, com o qual são fabricadas as sacolas. As estimativas revelam que os brasileiros jogam fora, todos os meses, um bilhão delas, o que dá uma média de 66 unidades para cada consumidor.

Alguns supermercados, atentos às tendências comportamentais dos consumidores, já estão oferecendo/vendendo as sacolas retornáveis, estimulando o consumo consciente.

E você, vai ficar aí parado?

Dia 15 de Outubro é o Blog Action Day, dia em que blogueiros de todo o mundo se juntam para mobilizar a sociedade em prol de uma causa. Esse ano, as mudanças climáticas.

A partir da iniciativa do Thiago, do Minas Ambiente, Dilze, do Coisas de Sampa e do Diêgo, do E esse tal Meio Ambiente?, nessa data um desafio é proposto: um dia sem sacola plástica. E aí? Vai ficar aí parado? Junte-se a nós. Mobilize. Faça parte desta ação.

Não vamos deixar que o plástico sufoque o Planeta.
Recuse sacolas de plástico. Use sacolas de pano.

Comentários

Anônimo disse…
Não descarto sacolas no lixo, elas são são o lixo. Ou seja reciclo como saco de lixo. Se não pegar no supermercado terei de comprar sacos de lixo.
Unknown disse…
Venho me solidarizar com a causa, já uso sacolas duráveis a muito tempo, apenas levanto um ponto... use a sacola durável independentemente do material, pode ser de pano, juta, lona, até mesmo plástica mas desde que seja durável. O que temos que banir é o uso da sacola transitória de uso único....
Unknown disse…
Venho me solidarizar com a causa, já uso sacolas duráveis a muito tempo, apenas levanto um ponto... use a sacola durável independentemente do material, pode ser de pano, juta, lona, até mesmo plástica mas desde que seja durável. O que temos que banir é o uso da sacola transitória de uso único....
Coisas de Sampa disse…
Sr.(ou Sra.) Anônimo (a)

Veja o que o seu "saco de lixo" faz com a natureza:

http://1.bp.blogspot.com/_1pk07IdksJ4/SAkc__L2HSI/AAAAAAAAA2M/n0LFVzsfdFg/s400/sacolas.jpg

http://poliuretano.files.wordpress.com/2008/03/tartaruga_comendo_plastico.jpg

http://sos-agua.wdfiles.com/local--files/system:join/poluicao5.jpg

Se vc tivesse se identificado, talvez pudessemos conversar mais sobre o assunto.

Mesmo assim, obrigada pelo comentário.

Abs,

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa