Museu Manabu Mabe

O antigo Colégio Campos Salles dará lugar a um novo museu na cidade: Museu de Arte Moderna Nipo-Brasileira, com numerosos espaços para artistas nipo-brasileiros, jardim de esculturas, áreas para congressos, workshops, oficinas e muito mais

A Prefeitura assinou convênio com o Instituto Manabu Mabe, no valor de R$ 2 milhões, para as obras de restauração do colégio que totalizarão R$ 10 milhões, que serão subsidiados por uma parceria que envolve 13 empresas privadas e o Governo do Estado.

Colégio Estadual Campos Salles

Construído em 1914 e projetado pelo arquiteto italiano Giovanni Bianchi, o Grupo Escolar São Joaquim que se tornou o Colégio foi considerada a mais bela construção da rua São Joaquim e, em1986, foi tombado pelo Condephaat.

Manabu Mabe

Chegou ao Brasil com 10 anos de idade junto com sua família em 1934, originado da província de Kumamoto, Japão. Viveu em Birigui e em Lins, no interior do Estado e, aos 18 anos, pintava quando não estava na lavoura de café até que em 1950 iniciou sua carreira profissional. Mudou-se para o bairro do Jabaquara em 1957. Dois anos depois recebeu o prêmio de Melhor Pintor Nacional durante a 5ª Bienal de Jovens de Paris. Faleceu nesta cidade em 1997.

Fonte: DOC 06/10/09 - Foto: Instituto Manabu Mabe

Comentários

Claudia Varella disse…
Adoro estas iniciativas de preservar imóveis antigos, que carregam a história de pessoas, da cidade e do país. São Paulo merece este presente.

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa