Parque Várzeas do Tietê: o maior parque linear do mundo

Um parque linear tem o importante papel de preservar as margens de rios e combater a enchente, pois permite que o excesso das águas das chuvas se infiltre no solo, atingindo o leito do rio.

Essa á uma das principais idéias que motivaram a construção do Parque Várzeas do Tietê. Projetado para estar totalmente pronto em 2016 - mas sendo entregue em etapas durante esse período -, o parque acompanha o traçado do rio Tietê desde a sua nascent, em Salesópolis, até a barragem da Penha, na Capital, num total de 77 km de extensão e 107 km² de área.

São duas as principais funções desse parque linear que beneficiam diretamente a capital e cidades vizinhas:
1. recuperar e proteger a várzea do rio, aumentando a sua capacidade de escoamento;
2. oferecer mais estrutura de lazer, além de moradia digna para 5 mil famílias que vivem em áreas irregulares e que serão reassentadas.

Na 1ª fase do parque já foram plantadas 16 mil das 63 mil mudas de árvores previstas, como forma de compensação ambiental pelas obras da Nova Marginal. O parque está avaliado em R$ 1,7 bilhões e contará com uma ciclovia de 230 km, 33 núcleos de lazer, cultura, esporte e educação ambiental, 77 campos de futebol e 129 quadras poliesportivas.

O projeto vem sendo considerado pelo Governo do Estado como o "Maior Parque Linear do Mundo".

Comentários

Anônimo disse…
Sou Moradora do pantanal onde o governo estadual implantou este belo parque linear,nós aqui do bairro estamos sofrendo com as articulações vinda do governo,não vamos aceitar sair daqui,para morar de aluguel ou ir pro lugar que eles quiserem,sem ter um projeto definitivo de habitação,eles dizem que são +ou- 3.200famílias que serão reassentadas,mas infelizmente isso é pura mentira,pelos nossos calculos serão atingidos aqui da Chacará Três Meninas até o Jd.Romano +ou-10.000famílias que serão retiradas de suas casas,que moram a + de 20anos para colocar não sei onde,não dizem o Perimetro deste Parque,porque não nos dizem a verdade.
Projeto pro parque tem e pra Moradias(Habitação)cadê?
Queremos respostas concretas e definidas...
Muitos irão se beneficiar com este parque,e os moradores envolvidos com ficão....
Não estamos mais aguentando desaforos das Policias do meio ambiente e da GCM vindo aqui de surpresa e derrubando as casas alheias sem ter uma notificação de uns quinze dias antes avisando que vai derrubar,eles estão derrubando novas moradias,e não deixam as famílias reformarem suas casas,nessa chuva muitos estão sofrendo com pingadeiras dentro de casa.Nos de uma solução e parem de
encherem a bola do governo,porque por trás desse lindo parque existem famílias perdendo suas casas,será que é por que somos pobres,também somos serhumanos... analise e pense quem está perdendo e quem está ganhando com isso...

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa