Fábricas de Cultura: Escola de Circo do Estado de SP


O Programa da Secretaria de Estado da Cultura intitulado Fábricas de Cultura lançará nesta 6a.feira (13/11), a Escola de Circo do Estado de São Paulo, no Parque do Belém-Tatuapé, zona leste da cidade. O lançamento conta com a parceria do Consulado Geral da França e São Paulo, com as atrações do Duo acrobático do Circo Vox, os irmãos trapezistas Alves, cama elástica e palhaços da Cia Circo Amarillo.

A área do parque foi ocupada por décadas pelo Complexo Tatuapé da Febem (atual Fundação Casa) que ficou gravado na memória dos paulistanos como um dos locais das mais violentas rebeliões e fugas de jovens infratores.

Geraldo Alckmin, quando governador do Estado, desativou o complexo e projetou a destinação de mais de 250 mil m² para lazer, esportes, ciclovias, a sede da Fábrica de Cultura e a implantação de uma Etec - Escola Técnica Estadual. O projeto doado foi concebido pelo escritório Construire, instalado em Paris e liderado por Patrick Bouchain, responsável por importantes projetos de centros de formação e difusão de artes do circo na França.

A Escola de Circo ocupa uma área de mais de 11 mil m², a grande lona tem cerca de 4.600 m², 30 metros de altura, 1.200 lugares e vem sendo considerado a maior escola do gênero no país, "num local que merece ter a sua memória refeita", como diz o secretário de Estado da Cultura, João Sayad.

Escola de Circo do Estado de São Paulo
13 de novembro - 10h30
Parque do Belém-Tatuapé
Av. Celso Garcia, 2.095 (ao lado do antigo Reformatório de Meninas)

Comentários

Lisa disse…
Olá Dilze,

Procurei maiores informações nos sites do Governo do Estado e do Fábricas de Cultura, mas não há nada sobre a Escola.

Vi uma matéria no Estadão e outra no JT, mas nada do próprio Governo. Você divulgou seu post a partir dessas matérias?

Obrigado!

Lisa
Coisas de Sampa disse…
Olá, Lisa.

O post foi feito a partir do convite que ilustra o texto, de alguns dados que eu possuo em arquivo - fui Subsecretária de Gestão Estratégica na Casa Civil, do Governo Alckmin, e acompanhei a desativação da Febem-Tatuapé e, ainda, dados do site do governo: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=205981.

Abs,
Dilze
Lisa disse…
Olá Dilze,

Obrigado pelo retorno!

Estive lá no evento na sexta-feira.

Até mais,

Lisa

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa