Biblioteca Louis Braille

Localizada no CCSP – Centro Cultural São Paulo, foi idealizada por Dorina Gouvêa Nowill e inaugurada em abril de 1947. Hoje ocupa um espaço na Praça das Bibliotecas, cujo prédio foi adaptado para pessoas com deficiência: 400 metros de piso tátil, banheiros, telefones públicos para deficientes físicos e auditivos.


Os novos serviços foram conquistados por meio de parcerias realizadas com a Secretaria Municipal da Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Fundação Dorina Nowill, Instituto Vivo e Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual.


A biblioteca foi criada para transcrever para o Sistema Braille os livros de histórias infantis do acervo da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato. Após isso, a biblioteca ampliou seus serviços, transcrevendo obras didáticas dos currículos escolares e livros de literatura para adultos que passaram a freqüentar o local.


Hoje possui a maior coleção do gênero do país, com cerca de 6.800 obras, editoração de livros em Braille e falados, possui computadores de acesso à internet adaptados para leitura de tela, processamento técnico, encadernação, cabine de tradução para deficientes visuais assistirem peças de teatro, dança e cinema, dentre outras inovações tecnológicas.


Tudo isso faz da biblioteca um espaço de convívio social, intercâmbio de idéias, reuniões de estudo e de lazer, troca de experiências e busca de conhecimento, tanto para pessoas com deficiência visual, quanto para profissionais de diversas áreas das ciências.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa