Saúde Ambiental

O Diário Oficial da Cidade de hoje, 30/07, publicou o Decreto nº 50.757 que convoca a 1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental para os dias 28 e 29 de agosto, organizada pelas Secretarias Municipais de Saúde e do Verde e do Meio Ambiente.

O principal objetivo da Conferência é debater e aprovar diretrizes sobre:
  • desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade e na floresta;
  • trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios;
  • democracia, educação, saúde e ambiente, políticas para a construção de territórios sustentáveis.

O que é Saúde Ambiental?

Além das florestas, mares, rios, lagos e matas, o meio ambiente - notadamente numa cidade como São Paulo - engloba toda uma complexidade de fatores (homens, animais, solo, indústria, comércio, etc.) decorrentes do processo de urbanização e relacionados ao ambiente criado e à qualidade de vida. Esses elementos implicam em alterações do ambiente, a degradação dos recursos naturais e o surgimento de fatores de risco.

Desta forma, Saúde Ambiental é uma área afeta ao conhecimento científico e à formulação de políticas públicas relacionadas à saúde humana e aos fatores resultanteses dos efeitos que o ambiente exerce sobre o bem-estar físico e mental do homem, como parte integrante de uma comunidade. Esse efeitos determinam, condicionam e influenciam a vida do homem, portanto, com vistas a melhorar a sua qualidade de vida, sob o aspecto da sustentabilidade.

As ações governamentais de saúde ambiental geralmente estão relacionadas à contaminação da água para consumo humano, controle de doenças (ex: Dengue), de animais que podem ser transmissores de doença (ex: raiva canina), dentre outros.

No entanto, a complexidade da metrópole demanda outras ações e políticas públicas que agora, espera-se, sejam tratadas nessa 1ª Conferência Municipal, demonstrando a preocupação do poder público - e da sociedade - com esse tema, com a qualidade de vida na cidade e sua sustentabilidade.

Vamos acompanhar seus resultados!

Comentários

Anônimo disse…
O próprio homem sofre as consequências do seu desrespeito ao meio ambiente. Para toda ação, existe uma reação...é verdade! Vamos torcer para que esta 1ª Conferência venha de encontro às necessidades e conscientização do homem.

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa