Prêmio Milton Santos

A Câmara Municipal de SP divulgou no dia 02 de julho a lista dos vencedores do Prêmio Milton Santos, edição 2009. O prêmio foi criando em 2002 e é uma homenagem ao geógrafo e professor emérito da USP, visando estimular iniciativas que contemplem formas locais de organização e desenvolvimento social na cidade.São premiados projetos em duas categorias:

I - aqueles que propiciem a consolidação e a ampliação de direitos territoriais e culturais, inclusive o direito do cidadão de interagir nos processos de organização espacial que afetem o modo de vida local;

II - os concluídos, que trabalhem o território como instância política que pode ser reconstruída a partir da organização local. Neste último, as ações podem ser as setoriais, complementares às ações da administração pública e as globais, que resultem em novas formas de solidariedade social, interando os agentes políticos e econômicos nelas envolvidos.

Os trabalhos devem referir-se aos campos do desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, administração e finanças públicas, desenvolvimento urbano, cultura e artes. Os vencedores terão seus trabalhos divulgados pela Câmara Municipal e recomendados ao Poder Executivo.

Os premiados da edição de 2009 são:

  • Categoria I: Instituto ACAIA, pelo projeto “Ateliê ACAIA”
  • Categoria II: Teatro Popular União e Olho Vivo, pelo projeto “Em Busca de um Teatro Popular – Quatro Décadas de Resistência Cultural”
Receberam menções honrosas:

  • Categoria I: Fundação Tide Azevedo Setúbal, pelo projeto “CPDOC – Centro de Pesquisa e Documentação São Miguel Paulista” e o Fórum Centro Vivo, pelo projeto “Dossiê de Denúncia: Violação dos Direitos Humanos no Centro de SP”.
  • Categoria II: Instituto Cactus de Educação e Cultura, pelo “Projeto Piá”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa