Ensino Técnico: um salto para o futuro

A matéria publicada na coluna Tendências e Debates da Folha de S.Paulo de hoje (28/07), de autoria de Geraldo Alckmin e Paulo Renato Souza (transcrita abaixo), traz interessante análise sobre a redução de distâncias entre o saber e o saber fazer, vinculada ao crescimento das vagas de ensino profissionalizante no Estado de São Paulo.

Quase 90% dos alunos formados pelas ETECs - Escolas Técnicas e FATECs - Faculdades de Tecnologia são empregados até um ano após a conclusão do curso. A maioria desses alunos são egressos da rede pública de ensino e possui renda familiar de até cinco salários mínimos.
Somente em Sampa existem 26 ETECs e 4 FATECs (Bom Retiro, Ipiranga, Zona Leste e Zona Sul). E esse número tende a aumentar graças a atual política municipal de utilização dos espaços físicos dos CEUs para ensino técnico profissionalizante em períodos diversos das outras atividades do centro.

Esses dados demonstram a importância dessa política pública que vem sendo incentivada na última década pelo governo do Estado, possibilitando capacitação profissional aos jovens que, inseridos no mercado de trabalho conseguem melhores condições de vida e inclusão social.

Coisas de Sampa traz a íntegra da matéria:

EDUCAÇÃO E TRABALHO: UM SALTO PARA O FUTURO
Por: Geraldo Alckmin e Paulo Renato Souza

A importância da expansão da oferta de cursos técnicos e tecnológicos
fica evidente nos números das pesquisas de empregabilidade.

Quando a formação educacional e a profissional andam juntas, a distância entre o saber e o saber fazer se encurta. Graças à iniciativa conjunta das secretarias da Educação e de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, o Centro Paula Souza, responsável por 162 escolas técnicas (Etecs) e 48 faculdades de tecnologia (Fatecs), estendeu a oferta de cursos técnicos nas escolas de ensino médio, permitindo que, além do ensino formal, os jovens possam receber capacitação profissional no mesmo ambiente escolar.
Sem nenhum gasto com a construção de novos prédios, salas de aula hoje existentes em escolas da Secretaria Estadual da Educação serão utilizadas à noite para a promoção de cursos técnicos que possibilitem aos jovens o exercício de uma profissão. Já no segundo semestre deste ano, foram abertas 6.520 vagas para capacitação técnica em 74 escolas estaduais, beneficiando comunidades de 45 diferentes municípios.
O uso compartilhado das salas de aula também está sendo adotado em unidades de ensino da capital. Como resultado de convênio firmado entre o governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab, outras 600 vagas foram abertas em dez centros educacionais unificados (CEUs), com o objetivo de levar o ensino técnico também às escolas da rede municipal.
No início de 2010, serão preenchidas outras 9.265 vagas, assegurando, em um ano e meio, a mais 27 mil jovens -além dos 135 mil matriculados no ensino técnico das unidades do Centro Paula Souza- o direito à educação e à qualificação para o trabalho.Hoje, a formação educacional vinculada ao trabalho tem se mostrado extremamente positiva para o efeito de garantir vantagem competitiva aos jovens que procuram emprego, pois tem logrado prepará-los de forma condizente com as exigências atuais do mundo do trabalho.
Com esse propósito, os cursos a serem agora oferecidos nas escolas da rede estadual de ensino, bem como nos CEUs da capital, a exemplo das Etecs e Fatecs do Estado, foram definidos em consonância com as demandas dos setores produtivos das regiões onde o ensino técnico é implantado, como forma de capacitar os alunos para o desempenho de atividades no mercado de trabalho local.
As aulas terão duração de três semestres e serão voltadas para a formação de profissionais para a atuação no setor de serviços, com foco em gestão de negócios, informação e comunicação. No total, são oferecidas 12 habilitações: administração, logística, contabilidade, secretariado, marketing, comércio, serviços jurídicos, seguros, serviços imobiliários, informática, rede de computadores e informática para internet.
A importância da expansão da oferta de cursos técnicos e tecnológicos fica evidente nos números das pesquisas de empregabilidade. A cada 10 alunos que estudam nas Etecs, 8 estão empregados em até um ano após a conclusão do curso. Nas Fatecs, são 9 em cada 10 egressos, o que comprova que esse é o ensino que vira emprego.
Além disso, o processo seletivo para os candidatos aos cursos conta com um sistema de pontuação acrescida, que concede bônus de 10% para quem estuda ou já concluiu o ensino médio em escola pública e de 3% para afrodescendentes, podendo chegar a 13% caso o aluno se encaixe nessas duas situações.
Estatísticas apontam que quase 80% dos alunos da rede do ensino técnico paulista são oriundos de escolas públicas e têm renda familiar de até cinco salários mínimos, o que justifica ainda mais a iniciativa que ora se procura implementar, como meio de promover maior inclusão social em favor de jovens dos segmentos mais humildes da sociedade.
É dessa forma, por meio da união de esforços, que o poder público cumpre sua obrigação constitucional de oferecer educação gratuita e de qualidade para a população.
A formação básica conciliada com a qualificação profissional representa um salto para o futuro, com a formação de bons profissionais para o mundo do trabalho, proporcionando aos jovens a possibilidade de contribuir com o desenvolvimento do Estado e do nosso país.
__________________
GERALDO ALCKMIN FILHO , 56, médico, é secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Foi governador do Estado de São Paulo (2001-2006).
PAULO RENATO COSTA SOUZA , 63, economista, é secretário da Educação do Estado de São Paulo. Foi ministro da Educação (governo FHC), reitor da Unicamp (1986 a 1890) e secretário da Educação do Estado de São Paulo (governo Montoro).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa